MISSA DA NOITE DE NATAL


Por Máxemo de Jesus Santos

Irmãos e Irmãs, Vivemos nesta noite santa o mistério da encarnação. A liturgia nos demonstra que o centro da celebração desta venturosa noite é o Evangelho, com o anúncio do nascimento do Salvador. São Lucas esboça a situação histórica: ocupação romana, recenseamento, viagem de José e Maria para sua cidade de origem – Belém, cidade de Davi, em circunstâncias dificílimas e com grandes percalços, o nascimento da criança que é colocada numa manjedoura, por não haver lugar na hospedaria da cidade. A salvação, a partir do relato, manifesta-se lá, naquele lugar pobre, reclinado numa manjedoura. Os olhos do mundo não poderiam acreditar: naquele lugar pobre, mas de sincero aconchego, é o Deus forte e invencível quem se faz humilde como os humildes, pobre como os pobres, anunciando a salvação e a redenção pela encarnação.

As testemunhas do teatro da encarnação foram como que escolhidas a dedo pelo anjo do Senhor: os que viviam à margem da sociedade, os que não eram socialmente identificados: pobres pastores. Devem procurar o Salvador, cujo sinal de reconhecimento é sua pobreza, que o identifica com eles: envolto em panos, numa manjedoura. Para dar sinal de veracidade a todo esse teatro da salvação, os coros celestes juntam sua voz à do arauto e entoam o portentoso hino: “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade”.

Meus irmãos, nesta noite santa, relembramos a promessa do povo do antigo testamento que, desde outrora, esperava o nascimento do rei prometido, aquele que, finalmente, faria valer os interesses de Deus, cuidando do bem-estar do povo, dando-lhes paz e segurança, fazendo justiça. Aqui está a síntese dos anseios do povo eleito que esperava o Messias para que se cumprissem as escrituras. Desde ontem, todos nós aguardamos esta esperança: “Quando é que Deus virá nos visitar? Quando nascerá a luz desse dia?”. Noite do nascimento do Salvador é noite de pobreza, de contemplar o cotidiano do homem e da mulher que sofrem e padecem da fome de comida e da fome de dignidade.

Caros irmãos, O presépio apresenta-nos a lógica de Deus que não é, tantas vezes, igual à lógica dos homens: a salvação de Deus não se manifesta nos encontros internacionais onde os donos do mundo decidem o destino dos homens, nem nos gabinetes ministeriais, nem nos conselhos de administração das multinacionais, mas numa gruta de pastores onde brilha a fragilidade, a dependência, a ternura, a simplicidade de um bebé recém-nascido. Qual é a lógica com que abordamos o mundo: a lógica de Deus, ou a lógica dos homens? Esta noite é a noite da evangélica opção preferencial pelos pobres e pelos excluídos. Deus Menino, que nasce assume a nossa humanidade e redime esta humanidade, vem ao nosso encontro. Esta noite é à noite da misericórdia.

Assim, abrindo nosso coração, esta noite é a noite da Alegria. Nesta noite não há espaço para tristeza, porque nasceu vida, uma vida que destrói o medo da morte e traz a felicidade da comunhão com Deus. Ninguém está excluído dessa felicidade. Exulta de alegria o santo, porque hoje a santidade é oferecida em abundância a todos. Exulta o pecador, porque Deus lhe oferece a facilidade do perdão na ternura de uma criança. Esta é a noite da fraternidade. O Filho de Deus se fez nosso irmão e nós nos tornamos filhos do mesmo Pai, irmãos e irmãs em Cristo (Mt 23,8-9). Por isso, cantamos com Maria: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque grandes coisas fez o Todo-poderoso” (Lc 1,46-47). Que esta noite santa seja a noite da Paz em que, no presépio, reúne pastores e reis, animais e plantas, a terra e as estrelas, num silêncio reverente, e adorem todos a Paz que veio a este mundo! Cantemos, com renovado entusiasmo: “Glória in excelsis Deo!”. Nesta noite venturosa nasceu o salvador, assumiu nossa humanidade, venceu o pecado e anunciou a paz e o amor! LAETO CORDE NOVOQVE CANTO CHRISTVM NATVM ADOREMVS! - De coração alegre e com novo cântico adoremos o Cristo Nascido! Amém!


Homilia / Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe em Paço do Lumiar/ MA. 
E-mail: maxemodejesus@Yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe (Paranã/ Paço do Lumiar- MA) reuniu o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) para tratar das demandas pastorais.

Paróquia Nossa senhora de Guadalupe festejou sua Padroeira em 2018.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE FUNDA NOVA COMUNIDADE EM PAÇO DO LUMIAR – MA.