SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR -C
Por Máxemo de Jesus
Caríssimos irmãos, a  festa da ascensão do Senhor é a plenitude da Páscoa. É a passagem de Jesus para uma realidade totalmente nova, com a qual a comunidade deverá aprender a conviver e ser testemunha. Ele está conosco – Emanuel – porém, totalmente diferente de antes. Na verdade, como bem disse João na 1ª carta capítulo primeiro versículos de um a quatro, o que VIMOS, OUVIMOS, TOCAMOS e CONTEMPLAMOS, é o que agora anunciamos. Esta realidade revela muito bem o que significa a festa da ascensão. Não se trata de uma ausência, um abandono de Deus, mas uma nova presença. Neste sentido, a Palavra deste domingo nos ajuda a mergulhar neste mistério.

Lucas, na primeira leitura, escreve a uma comunidade missionária, movida pelo Espírito do ressuscitado. A comunidade dialoga pela última vez com Jesus que promete o Espírito – o sopro da nova criação – e ela se tornará testemunha em toda parte. Assim ele se eleva – sobe – retorna a eternidade, mas seu espírito permanecerá. Aquele grupo permanece ali, de boca aberta, olhando para o alto, inerte. São novamente sacudidos por um personagem vestido de branco – quem será? – que diz: Por que estais parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (v.11). Assim começa Atos dos Apóstolos. É preciso continuar na planície e não nas alturas, a missão acontece aqui na terra; então, a comunidade é enviada a servir ao Reino de Deus.

O salmo 46 é de júbilo – BATAM PALMAS – é festa. Todo o universo é convocado a se alegrar com a vitória de Jesus. Ele é o soberano de toda a terra. Neste clima a liturgia nos leva à segunda leitura da carta aos Efésios. Paulo, o grande missionário, estava preso, mas recebe noticias do surgimento de comunidades fervorosas e atuantes. Envia, então, um bilhete louvando a Deus pela vivacidade destas comunidades. Reconhece que toda a ação vem de Deus. A glória de Deus é uma comunidade viva e missionária que continua a missão do ressuscitado revelando assim o projeto salvífico do Pai.

O Evangelho de Lucas reflete sua compreensão de missão à luz do ressuscitado que subiu ao céu. A comunidade é a única testemunha da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela recebe a força do alto – o Espírito Santo – para a missão redentora. Jesus abençoa a comunidade. Ele é o sacerdote da Nova Aliança que torna possível o novo tempo da comunidade. Com este gesto a ascensão se torna a comunhão definitiva com o plano de Deus que salva. É uma comunidade alegre, que se reúne no Templo e propaga com a vida e as obras que o ressuscitado continua vivo – diferente – mas sempre ele. O Templo é o lugar do Espírito Santo, contudo, a partir de Paulo, este Templo não será apenas de pedras e concreto, mas o próprio ser humano transformado, vivificado, morada de Deus definitiva.
Assim a festa da Ascensão nos coloca em plena sintonia com a missionariedade. Tema tão atual e urgente para a vida da Igreja. Existimos para anunciar a Boa Nova seja no silêncio seja subindo nos telhados dos meios de comunicação, das redes sociais, que se transformam hoje no grande areópago moderno para a evangelização. Hoje, celebramos também o Dia Mundial das Comunicações e queremos reafirmar o que disse aquele personagem: Não fique ai olhando para o alto. Não fique ai com medo das redes sociais! Faça delas o novo templo da evangelização alegre, criativa e missionária. Aprenda a usar os meios com equilíbrio e responsabilidade.
A todas as mães o nosso abraço de filhos agradecidos. Elas souberam receber a semente da vida e cultivaram seu desenvolvimento. Cada mãe representa um pouco da misericórdia de Deus que leva o filho no colo e o protege, cuida e abençoa.

Homilia / Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe em Paço do Lumiar/ MA. 
E-mail: maxemodejesus@Yahoo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paroquia Nossa Senhora de Guadalupe (Paranã/ Paço do Lumiar- MA) reuniu o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) para tratar das demandas pastorais.

Paróquia Nossa senhora de Guadalupe festejou sua Padroeira em 2018.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE FUNDA NOVA COMUNIDADE EM PAÇO DO LUMIAR – MA.